terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aniversário / Dia do Ego

Existe algum dia mais dia do ego do que o dia do teu aniversário? No dia do aniversário tu esperas atenção, abraços, felicitações e presentes. Espera que seja o melhor dos melhores dias, que tudo suceda como o ego tinha planejado, que ele se infle assim como mais deseja.
Eu sempre tive um pé atrás com o dia do aniversário, pessoas que tu não vê há tempos aparecem, praticamente desconhecidos criam intimidade e íntimos às vezes somem.
Outro dia uma amiga de sala me perguntou:
- Tu não gostas do dia do aniversário, não é?
- Não é que eu não gosto, o problema está nos outros dias. O problema está em eu me acostumar com toda aquela atenção dedicada a um dia só, e que essa faça falta no resto do ano.
Pois então, dia de aniversário pra mim nunca foi dia de muito alarde, a não ser quando eu era pequenina e mamis fazia festas. Neste ultimo, mais precisamente ontem, eu fiquei na minha. Tenho a péssima mania de “não esperar muito das pessoas esperando muito das pessoas”. Sabe, é como se preparar para a alegria e a decepção ao mesmo tempo. No qual uma parte de mim sempre pensa: “ Vai dar tudo certo”. Mas outra parte diz: “Esteja preparada para o pior”.
Cantaram parabéns pra mim 4 vezes, ganhei abraços, presentes, felicitações. Mas se falando de Ego dar pra entender, ele nunca tá contente o suficiente. Já era fim de noite e sequer uma pessoa tinha me ligado para desejar feliz aniversário. Como nunca fui de muitas companhias, fiquei triste, mas tentei ao máximo não me decepcionar. Tentei aproximadamente por longas duas horas entender o que se sucedia, pensei em tantas coisas, tantas coisas, tantos porquês. Me veio o sono, dei um cochilada enquanto assistia TV, acordei e fui direto no celular. NADA. Continuo os questionamentos, e assim como sempre acontece, ordeno-me transformar qualquer tipo de insegurança, decepção ou dor em aprendizagem.
Conversa com Deus:
- Me diz, qual o motivo para isso? O que eu estou aprendendo agora? Ajuda-me a entender.
Sim, eu converso assim, direto com Deus. E acredite ou não, ele sempre me responde. Tive uma vertigem de solução:
- Já passava da 00:00h do dia 13. Não posso fazer mais nada, nem era mais meu dia.
A melancolia ainda batia, mas me expus a mim dizendo-a que eu era mais forte que eu. Voltei a assistir TV, cansei e resolvi entrar no Face. Logo de cara vejo uma publicação da minha amiga[Berta]. “...teu celular tá dando desligado.”
Cabe ai todo o motivo da melancolia sem motivo literal.
Então ego, satisfeito agora? Às vezes eu te odeio, às vezes eu te odeio!
[...]
E o que aprendi?
O Ego pode te cegar!

Feliz aniversário pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário